Ortopedia | Cirurgia da Mão | Medicina Esportiva | Artroscopia

Dr. Eduardo Pereira e Dr. Luciano Pereira

Bursite do Cotovelo

Posted janeiro 3rd, 2012 by Dr. Eduardo Pereira with No Comments

Na região posterior do cotovelo o músculo tríceps prende-se no osso para realizar a extensão. Separando este conjunto da pele, existe uma pequena bolsa (“bursa”) que produz um pouco de líquido e serve para evitar o atrito durante a movimentação de flexo-extensão.

Em varias situações, esta bolsa pode inflamar e começar a produzir mais líquido, inchando, podendo ficar quente, vermelha e causar dor, lembrando o cotovelo do “Popeye”.

Causas mais comuns de bursite do cotovelo:

Traumatismo: goleiro que bate o cotovelo no chão ao realizar uma defesa ficar deitado de lado no chão com o cotovelo apoiado manter o cotovelo apoiado na mesa por muito tempo

Gota: quando ingerimos proteína, esta é “quebrada”em amino-ácidos e algu ns cristais. Em alguns indivíduos estes cristais podem se depositar em alguma articulação ou nas “bursas” causando uma reação de inflamação.

Infecção: Pode acontecer de, após um simples arranhão na região posterior do cotovelo, algum micro-organismo penetrar a barreira da pele do cotovelo e acarretar infecção, com a presença de pus dentro da bursa.

Tratamento: Muitos casos melhoram com medicação, aplicação de gelo, repouso, evitando o contato direto e paciência para aguardar o liquido ser reabsorvido. Mas, em algumas situações, é necessário retirarmos o liquido que se encontra na bursa, para analisarmos, excluir infecção e prescrevermos o melhor tratamento

Leave a comment