Ortopedia | Cirurgia da Mão | Medicina Esportiva | Artroscopia

Dr. Eduardo Pereira e Dr. Luciano Pereira

Tennis Elbow

Posted janeiro 3rd, 2012 by Dr. Eduardo Pereira with No Comments

Está com dor de cotovelo?
A dor na face lateral do cotovelo, chamada de “tennis elbow” (cotovelo do tenista) não acomete apenas jogadores de tênis. Trata-se de uma inflamação nas fibras que prendem os músculos responsáveis pelos movimentos de extensão do punho na parte lateral do cotovelo.
O nosso corpo possui um músculo chamado bíceps, que foi feito para carregarmos peso. No entanto, quando realizamos um esforço (como carregar uma maleta) com a palma da mão virada para baixo, o bíceps fica inativo e todo o peso recaí sobre os músculos que estendem o punho.
No tênis, durante o “backhand”, o impacto da bola na corda da raquete é transmitida através da musculatura do antebraço até a sua origem na região lateral do cotovelo, podendo causar inflamação ou até mesmo ruptura. Vários fatores podem desencadear este problema: excesso de treino, má técnica, encordamento da raquete muito duro, grip da raquete errado, jogar com a bolinha molhada, falta de alongamento ou de força no antebraço.
O paciente sente dor e com o tempo pode perder a força, sentindo dificuldade até para dar um aperto de mão no ato de cumprimentar.
Outros problemas, como compressão nervosa no pescoço, lesão ligamentar e artrose, devem ser excluídos.
O tratamento varia de acordo com a gravidade e o tempo de acometimento, incluindo desde repouso, medicação oral e fisioterapia, passando por infiltração local e, em alguns casos crônicos, a cirurgia se faz necessária para resolver o problema.

Leave a comment