Ortopedia | Cirurgia da Mão | Medicina Esportiva | Artroscopia

Dr. Eduardo Pereira e Dr. Luciano Pereira

Cistos na Mão e no Punho

Posted janeiro 3rd, 2012 by Dr. Eduardo Pereira with 26 Comments

1) CISTO SINOVIAL

DEFINIÇÃO

Aquela “bolota” que aparece no dorso do punho, na grande maioria dos casos, corresponde à um cisto sinovial.
Trata-se de uma tumoração benigna, (não é um câncer maligno) formada por uma capa preenchida pelo líquido normal do punho, o líquido sinovial, de aspecto claro e gelatinoso. Apesar de poder crescer em tamanho, ele não vai se espalhar pelo resto do corpo.

 

QUADRO CLÍNICO

 

Localizada no dorso do punho em 60-70% dos casos, pode também surgir na face palmar do punho.

Oval ou arredondado, pode ter a consistência mole ou endurecida. Mais comum em mulheres na proporção de 3:1, pode aparecer em qualquer idade, com maior incidência entre a segunda e quarta décadas de vida.

Pode ser indolor, mas em razão do seu crescimento acaba incomodando os nervos e tendões que passam por perto, acarretando dor, principalmente  nos movimentos de flexão e extensão, com diminuição da força e incapacidade funcional, atrapalhando várias atividades, tais como digitar no computador, musculação, praticar Yoga, jardinagem, vestir-se….

 

TEORIA DA ORIGEM
O punho apresenta uma espécie de capa que recobre a articulação e dentro existe o liquido sinovial que alimenta a cartilagem . Em razão de algum trauma ou micro-traumas repetitivos, ou ainda por  defeito na anatomia, ocorre uma espécie de abaulamento nesta capa (como se fosse uma bolha em uma câmara de pneu).

Uma das teorias para o aparecimento do cisto sugere que estes traumatismos provocam irritação ou desgaste nos tecidos da capa do punho, produzindo uma substância (mucina) que acaba por enfraquecer a parede da capa, formando um canal por onde o liquido escapa e forma o cisto.

Em muitos pacientes, do mesmo jeito que incha ele desaparece.

Alguns cistos apresentam um sistema de válvula onde o liquido entra no cisto com facilidade, mas não consegue escapar provocando o seu aumento e acarretando dor.

Imagine que a parte visível do cisto corresponde apenas à “ponta do iceberg”, o cisto tem origem nas profundezas do punho.
TRATAMENTO
Nos casos indolores, o cisto pode ser apenas observado.

O uso de tala é recomendado para manter o punho em repouso (principalmente durante a noite)

No passado o cisto sinovial do punho era tratado com a bíblia:  estouravam o cisto com uma batida seca de um livro pesado. Não é mais adotado pois com o tempo ele retorna.

A punção do cisto com uma agulha para esvaziá-lo pode ser uma solução temporária; o cisto torna-se menos tenso e doloroso, mas ele geralmente reaparece em dias ou semanas. O uso concomitante de uma substância(cortisona), de ação local, irritante que promove um efeito “selante”na falha da capa do punho e diminui a inflamação pode ser uma alternativa, acrescido do uso de tala por 2 semanas, mas assim mesmo, ocorre falha em cerca de 50% dos casos.

Caso resistentes são tratados de forma cirúrgica

No método aberto, é realizado uma incisão transversa no dorso do punho, é necessário afastar os nervos e tendões e chegar na raiz do cisto. A abordagem muito superficial, retirando apenas a capa superior do cisto, era responsável pela recidiva do cisto após a cirurgia.

 

Outra opção, é realizar o tratamento por via artroscópica, onde é introduzida uma câmera com menos de 3,0 mm de diâmetro e através de outro furo, utilizamos instrumentos para remover a “raiz”  do cisto.


Ambos as técnicas cirúrgicas oferecem bons resultados.

Enquanto a grande maioria destes aumentos de volume ao redor do punho são relacionados com o cisto sinovial, existem outras possíveis causas de aumento de volume no punho ( outros tumores, infecção, presença de músculos acessórios e proeminências ósseas…) que devem ser descartadas por um médico com experiência.

Em alguns casos, o cisto não é visível, mas causa dor no dorso do punho, principalmente nos movimentos extremos de flexo-extensão. É o chamado cisto oculto;  o diagnóstico pode necessitar de exames mais complexos como a ressonância magnética e o tratamento por via artroscópica é muitas vezes indicado.

 

2) CISTOS DA BAINHA TENDINOSA (OU CISTO DE TENDÃO)


                                 

Os tendões que flexionam os dedos (tendões flexores) apresentam uma capa que os recobre (bainha sinovial) e que produz um líquido para lubrificá-los e garantir a sua nutrição.

Em razão de algum trauma local (como a pressão exercida pelas sacolas de supermercado, musculação, dirigir) ou por uma falha da anatomia, ocorre um abaulamento desta capa formando uma “bolha” (cisto da bainha tendinosa).
Geralmente é pequeno (2-4 mm) e endurecido, sentimos uma “bolinha”dolorosa na face palmar da base dos dedos.

O diagnóstico de outras causas deve ser descartado, tais como: trombose de alguma pequena veia do dedo ou tumor originário do nervo digital.

Embora ele possa até desaparecer sozinho, muitas vezes ele se torna bastante doloroso , impedindo o uso da preensão da mão.
T  TTRATAMENTO

Dependendo do caso pode ser realizada a infiltração local ou a ressecção cirúrgica.

 

3) CISTO MUCOSO

Trata-se de um cisto que aparece no dorso da articulação da ponta dos dedos, próximo da base da unha ,ao lado do tendão extensor . Geralmente está associado com artrose da articulação distal do dedo. Forma-se ‘‘um bico de osso’’ dorsal (chamado de osteófito) que produz um abaulamento na capa (cápsula) articular dorsal, e que acaba constituindo o cisto.

O cisto mucoso pode acarretar alterações na unha, tais como ranhuras longitudinais, em função de comprimir o local onde a unha é produzido.

Incidência maior entre os 50 e 70 anos de idade.

            

 

  TRATAMENTO

Pode ser tratado inicialmente com uso de tala para imobilizar e manter em repouso a articulação acometida.Em casos sintomáticos, é necessário a remoção cirúrgica do cisto, assim como do bico de osso dorsal. Quando existe desgaste importante da articulacão acrescenta-se  a fusão das falanges que formam a articulação distal do dedo. Isto eleimina definitivamente a dor e permite o uso functional com força.

4) CISTO DE INCLUSÃO EPIDERMAL

Associado à algum traumatismo, onde, alguma partícula estranha (farpa de madeira, ponta de lapiseira…) penetra na camada profunda de células da pele, dos tendões ou até mesmo do osso e provoca uma reação de defesa do nosso corpo que tenta ‘’englobá-la, formando um cisto.

Apresenta crescimento lento e indolor, bem definido e é  mais frequente na ponta dos dedos.

       

TRATAMENTO

Resseção cirúrgica.

26 Responses to “Cistos na Mão e no Punho”

  1. Tiago Sousa 12/06/2012

    Ótima informação, já estava até preocupado, mas agora sei que como meu cisto se trata de um cisto indolor, não temo maior perigo. Recomendaram-me colocar gelo de 5-8 min, até não sei se isso realmente funciona, mas tô usando.

  2. Ana Lívia 05/07/2012

    Oi , eu tenho 11 anos , tive o cisto com 5 ,6 anos e ele desaparecial e voltava denovo , agora ele ñ desaparece mais ….
    Eu odeio esse cisto , acho muito feio e fico com vergonha de mostrar aos meus colegas ……..
    bjss
    2012

  3. Valdete 17/12/2012

    Tive recentemente o diagnóstico de cisto mucoso localizado no de dedo mínimo da mão direita.Há alguns anos surgiu a lesão e recentemente a mesma começou a doer e aumentar o volumo. Além do aspecto estético pela elevação da face externa do dedo acometido, a unha ficou com fenda longitudinal.
    Após o diagnóstico e uso por 10 dias de anti-inflamatório e uso de medicamento Mobility Colágeno Hidrolisado Sachês de 10g cada, por trinta dias houve acentuada redução do cisto.Estou satisfeita com o resultado.O médico prescreveu suo contínuo do colágeno .

  4. thays silva 17/01/2013

    Olá. tenho 13 anos eu tenho cisto sinovial no punho,tenho o cisto a muito tempo sou de sao paulo
    queria que voceis me dessem o nome de algum lugar que cuide do meu cisto nao aguento mais , OBR

  5. Mara 27/01/2013

    Agradeço pela ajuda, tenho um cisto sinovial no punho direito, indolor estava muito preocupada, mas esse documentário ajudou muito me esclarecendo o que esta acontecendo, muito obrigada!

  6. Madianita Seben 06/03/2013

    Olá! Eu estou com um cisto no dorso do punho a mais de 6 mêses… Resultado da minha profissão, sou cabeleireira! O que no inicio parecia ser uma tendinite q inflamava e desinflamava… Procurei primeiro um fisioterapeuta que me passou para um ortopedista de membros superiores! Meu caso vai ser primeiramente tratado com a infiltração, mas caso não se resolva vai ter que ser através de uma cirurgia, que não é nada barata… Depois conto pra vocês o resultado!

  7. Jéssica 14/03/2013

    Olá, essas informações foram muito úteis pra mim! Dei um jeito no meu pulso há uma ano atrás daí por diante senti dores na articulação e percebi que estava crescendo uma bolinha. Fui a um ortopedista e ele me disse que era um cisto e pediu para que eu fizesse uma ressônancia magnética, após o resultado vou estar fazendo a minha cirurgia. Abraços!

  8. Sara 18/03/2013

    Meu nome é sara tenho 20 anos acho q estou com esse tal de cisto em meu punho na parte de cima pois e a 2 vez q aparece essa bola em minha mão
    só q agora e já esta a 3 semanas e esta me incomodando ñ fui ao medico ainda pois pensei queira sumir mas estou com medo de ser algo grave ñ quero ficar sem mão..
    O que devo fazer pois ja esta começando a me incomodar e estar crescendo pesquisei mas sobre o caso dizem q ela fica do tamanho de uma bola de golf ai meu Deus q medo ñ quero ficar com um caroço na mão…
    me ajudem..

  9. Dr. Eduardo Pereira 21/03/2013

    Cara Sara,

    Embora a maioria das “bolotas” no dorso do punho sejam relacionadas ao cisto sinovial, somente um Médico pode afastar outras possibilidades e realizar o diagnóstico correto. No caso do cisto, muitas vezes quando ele cresce, ocupa o espaço de outras estruturas – comprime nervos e tendões acarretando dores. Você pode utilizar uma tala de punho por uns 10 dias, para manter o punho em repouso que muitas vezes o cisto desaparece. Se continuar com o aumento de volume ou dor recomendo procurar um médico ortopedista especialista em Mão.

    Dr. Eduardo Pereira

  10. marcylene 29/03/2013

    essas informações foram muito utéis para mim,pois tenho um cisto cinovial a quase dois anos e não sabia com fazer para retira-ló, sempre que estava marcado para ir ao médico ele sumia e me causa muita dor, eu uso a tala sempre pois toda vez que tiro começa a doer, agora estou de cirurgia marcada.

  11. Ingrid 09/05/2013

    Tenho um cisto sinovial, já fiz a punção mais em menos de uma semana voltou. Vou retornar a fazer de novo só que acompanhado pelo um fisioterapeuta. mim indicaram para mim fazer a cirurgia mais tenho medo que cause alguma lesão. pois como vocês mesmo informaram na cirurgia afasta os nervos e tendões. Alguém pode mim responder se causa alguma coisas futuramente?

  12. Angela Marconsini 11/05/2013

    Estou com esse problema, já tem uns 3 anos que apareceu essa tal “bolota” no dorso do punho, exatamente como explicado, mas de 1 ano pra ca essa bolota tem crescido cada vez mais e ficando muito dolorida dependendo do dia, mas há uns 2 dias eu acordei e essa bolota tinha sumida da minha mao, mas depois de algumas horas meu punho e em direção do dedão estão doendo demais, as vezes não consigo nem mexer a mao direito.. a sensação eh de que a bola estourou e espalhou pela mao, pois onde antes tinha a bolota agora ta um enorme inchaço pegando metade da mao.. não sei o que faço, pois os hospitais aqui estão em crise e quando vou (já fui em 4) eles dizem q não tenho nada, mesmo sem fazer nenhum exame… PS> trabalho com artesanato, e isso esta dificultando muito..

  13. Dr. Eduardo Pereira 24/05/2013

    Cara Angela,

    Pelo o que você conta – pode ser que o cisto sinovial tenha realmente estourado e isto acabou irritando o tendão que passa perto e corre para o polegar – faça um pouco de gelo – coloque uma tala para punho por uns dias e evite fazer força com esta mão por uns dias – se não melhorar em alguns dias ou se estiver com dificuldade para movimentar o polegar retorne ao médico.

    Dr. Eduardo Pereira

  14. Dr. Eduardo Pereira 24/05/2013

    Cara Ingrid,

    Nos casos onde o cisto sinovial persiste no punho e causa desconforto é indicado o tratamento por cirurgia – seja abrindo o punho ou por furinhos (artroscopia) – qualquer um dos métodos, se realizada por médico com experiência são procedimentos bastante seguros.

    Dr Eduardo Pereira

  15. Glauber Reginaldo Teixeira dos Reis 01/07/2013

    Olá .
    Tenho CISTO DE INCLUSÃO EPIDERMAL do dedão esquerdo. Ultimamente ele vem crescendo muito. Será que o mesmo pode virar maligno?

  16. Poliana Vieira 19/07/2013

    no dia 21/01/2013 tive um acidente doméstico, a mesa de vidro caiu em cima do meu braço e rompeu meus tendões do 2 e 3 QDT da mão equerda. Quando cortou, apareceu um caroço, acreditava que era os tendões embolados, mas esse caroço só aparece quando fecho mão. ontem fui no ciruigião de mão e ele me falou que era algo relacionado a bossa carpal, pois sinto muita dor aos usar os tendões extensores e flexores (abrir e fechar a mão) e ocorre o aumento de volume no dorso da mão esquerda ao nível das bases do 2 e 3 metacarpo.
    será que isso pode ser cisto sinuvial?
    desde já agradeço a atenção e aguardo retorno!!!

  17. Dr. Eduardo Pereira 25/07/2013

    Cara Poliana

    Somente com um exame da sua mão seria possível dar a resposta correta – pode ter sofrido uma lesão parcial dos tendões e formou-se uma fibrose??? Pode ser um cisto da capa dos tendões??

    Se continua com dor – recomendo voltar ao cirurgião de Mão
    um abraço

    Dr Eduardo Pereira

  18. Dr. Eduardo Pereira 25/07/2013

    Caro Glauber

    O cisto de inclusão não custa se transformar em ago maligno – trata-se de uma resposta do corpo que tenta englobar algum corpo estranho que penetrou no nosso organismo, mas é necessário ter certeza que trata-se de um cisto de inclusão – muitas vezes a certeza absoluta somente com a retirada do cisto e sua análise no laboratório…
    Se ele está crescendo, merece uma atenção especial, principalmente no polegar que é o nosso dedo mais importante

    um abraço

    Dr Eduardo Pereira

  19. Eliane Freire 07/08/2013

    Olá.
    Eu tenho uma amiga que é cabelereira, e está sofrendo com um cisto na mão direita.
    Eu gostaria de saber qual o nome do antiinfamatório mais indicado para esse caso.
    O meu marido já teve esse mesmo problema, não foi caso de cirurgia, ele tomou o
    antiinflamatório, que infelizmente não lembramos o nome. E resolveu o problema.
    Por gentileza, você pode me indicar algum ?
    Muito obrigada.
    Eliane Freire.

  20. sonia moreira 08/08/2013

    Estou com dores no punho esquerdo desde marco/13, passei em vários médicos e todos tratam como tendinite, sem grandes resultados talvez por causa de minha profissão (operadora de caixa de um hipermercado. Hoje passei em um outro ortopedista que pediu um ultrassom suspeitando de um cisto devido ao caroço que só aumenta e DOI muito.

  21. Dr. Eduardo Pereira 08/08/2013

    Cara Sonia

    Você deve procurar um médico especialista em cirurgia da Mão…

  22. Dr. Eduardo Pereira 08/08/2013

    Cara Eliana

    O mais indicado é utilizar uma tala para manter o punho em repouso – utilizando-a inclusive para dormir. Muitas vezes o cisto diminui e os sintomas melhoram – do contrário procure um médico especialista em cirurgia da mão

  23. thalita 14/09/2013

    Eu tenho um cisto sinovial na mão direita mais de três mês saltado porem n sentia dor mais de uma semana pra cá pra sinto uma dor terrível passei com a clinica q estava no plantão e ela disse q n fazem cirurgia (aquela famosa ma vontade de examinar o paciente) porem pedir algum tipo de analgésico q possam me ajudar ate 25/11 q vai ser o dia da minha consulta com meu clínico espero q ele me de encaminhamento para q eu possa resolver isso logo com ortopedista porem tenho mais de um mês ate minha consulta com o clinico.
    E o remédio q ela me passo foi ibuprofeno porem ate alivia uns 60% da dor mais n quero ter q ficar dependendo de remédio fora q por causa desse cisto abro mão de fazer muita coisa…quem tem cisto q doe sabe o a estou vivendo com muito esforço consegui escrever isso porém usei a mão esquerda

  24. Dr. Eduardo Pereira 19/09/2013

    Cara Thalita

    Recomendo você utilizar uma tala de punho com velcro para manter o punho em repouso durante a noite e no trabalho

  25. Lily 26/10/2013

    Oi, eu já tive um cisto no punho direito, não tive escolha, fiz a cirurgia, eu sentia muita dor quando fazia força na mão onde ele ficava, ficou muito melhor depois da cirurgia, alias a recuperação é muito rápida. Agora fui diagnosticada com um cisto no lobo direito da tireoide. Queria saber se tem algo haver com o que eu tinha no punho?

  26. Dr. Eduardo Pereira 01/12/2013

    Cara Lilly

    Á principio não tem nada relacionado

    Dr. Eduardo Pereira

Leave a comment