Ortopedia | Cirurgia da Mão | Medicina Esportiva | Artroscopia

Dr. Eduardo Pereira e Dr. Luciano Pereira

Dupuytren – Herança dos Vikings

Posted janeiro 3rd, 2012 by Dr. Eduardo Pereira with No Comments

Na palma da mão, sob a pele e o tecido gorduroso, existe uma capa fibrosa que se ramifica e espalha-se para os dedos.
Descrita por um medico francês, chamado Barão Guillaume Dupuytren
,  em 1831, caracteriza-se pela doença desta capa fibrosa, que sendo conectada à pele da palma da mão e aos tendões que flexionam os dedos , sofre uma contratura , enrugando e causando a flexão do dedo acometido e o enrugamento da pele.

Segundo alguns autores, representa uma herança genética dos Vikings, pois é mais comum em povos nórdicos e mediterrâneos.

            Outros fatores associados são:

Alcoolismo

•Diabetes

•uso de medicamentos para epilepsia

 trauma prévio na palma da mão

            A incidência é maior em homens de 50 a 70 anos, caracterizando-se pelo aparecimento de um nódulo ou cordão na palma da mão, que pode ou não ser doloroso, provocando a retração do dedo acometido ( mais comum o dedo anular)

.     

Embora vários tratamentos tenham sido tentados (massagem, uso de talas , infiltração , alongamento…) nenhum apresentou resultado.

            Nos casos de dor ou retração do dedo é indicado o tratamento cirúrgico para retirada do tecido doente. Isto é feito, de preferência com uso de lupa microcirurgica e dissecção dos nervos e artérias.

            A anestesia pode ser feita com sedação, onde o paciente dorme e não vê ou sente nada e uma anestesia tipo bloqueio , que anestesia  o membro superior. 

            No pós-operatório é importante a terapia da Mão para diminuir o inchaço, massagem na cicatriz que no início fica endurecida, movimentação precoce dos dedos para evitar aderências e fortalecimento dos músculos extensores

Leave a comment