Ortopedia | Cirurgia da Mão | Medicina Esportiva | Artroscopia

Dr. Eduardo Pereira e Dr. Luciano Pereira

Formigamento nas Mãos – Síndrome do túnel do carpo

Posted janeiro 3rd, 2012 by Dr. Eduardo Pereira with 35 Comments

Você acorda com a mão formigando no meio da noite?
Tem a sensação de dormência na ponta dos dedos? Sente uma dor que sobe pelo braço?
Chega a deixar os objetos caírem da sua mão?

Se respondeu afirmativo a qualquer das questões acima, você pode estar com a Síndrome do Túnel do Carpo.
É causada pela compressão de um nervo na região do punho.

INCIDÊNCIA

Estima-se que, a incidência na população em geral varia entre 3-10%, sendo mais comum em mulheres com idade entre 40 e 60 anos. Porém, com a disseminação do uso dos computadores passou a ser encontrado em adultos jovens de ambos os sexos.

EXPLICAÇÃO ANATÔMICA

 

Anatomia do túnel do punho

Na região do punho (chamada também de carpo)  existe um verdadeiro túnel por onde passam do antebraço para a mão, o nervo Mediano junto com nove  tendões. O assoalho deste túnel é formado por pequenos ossos e o teto consiste em um tecido fibroso.
O nervo Mediano controla a sensibilidade da palma dos dedos da mão (exceto do dedo mínimo) e também manda impulsos para os músculos que mexem o polegar.

CAUSAS

A Síndrome do Túnel do Carpo ocorre quando o nervo Mediano é comprimido dentro do túnel, e isto pode ocorrer em qualquer situação que diminua o tamanho do túnel ou aumente o volume dos tecidos que passam no seu interior.
Quando ficamos muito tempo com o punho dobrado diminuímos o espaço para o nervo, como, por exemplo em situações tais como: ler o jornal, dirigir e dormir com o punho fletido.

FATORES ASSOCIADOS

• Menopausa (em razão de alterações hormonais)
• Gravidez (retenção de líquido nos tendões)
• Ovário policístico / Endometriose
• Má postura
• Diabetes
• Artrose
• Artrite Reumatóide
• Hipotireoidismo.
• Pós-fratura do punho
• movimentos repetitivos / uso do computador

SINTOMAS

O paciente pode sentir dor, sensação de formigamento, choque, peso ou cansaço do antebraço  falta de sensibilidade nos dedos inervados pelo nervo Mediano e em casos mais graves, atrofia da musculatura, acarretando fraqueza  e queda dos objetos da mão. Em cerca de 50% dos casos pode acometer os dois lados.
O diagnóstico e o tratamento precoces são importantes para evitar lesão permanente do nervo e conseqüente anestesia e atrofia da mão, fato que pode tornar a pessoa acometida dependente dos outros.
É necessária uma avaliação médica para descartar outros problemas que podem simular estes sintomas,
Assim como a compressão do nervo em outros locais desde a sua saída do pescoço (hérnia de disco), e na passagem pelo ombro e cotovelo.

TRATAMENTO

O tratamento varia desde o uso de medicamentos à imobilização temporária do punho com talas, associado à fisioterapia para correção postural e alongamento muscular.
Em casos resistentes é necessário tratamento cirúrgico para evitar a progressão da doença.
A cirurgia consiste em “abrir” o teto do túnel, libertando o nervo comprimido. Isto pode ser realizado através de uma mini-incisão na palma da mão.
O paciente recebe uma sedação (dorme e não vê ou sente nada) e a cirurgia é feita com anestesia local ao nível do punho.
Algumas horas depois o paciente retorna para casa com uma tala imobilizando o punho, utilizando tipóia para evitar o inchaço da mão e movimentando os dedos.
A sensação de formigamento já costuma desaparecer no pós-operatório imediato.

35 Responses to “Formigamento nas Mãos – Síndrome do túnel do carpo”

  1. josue 22/06/2012

    Cara, estou com esse lance e acho q é de pilotar moto… mas ta osso :(
    O que devo fazer? tem algum tratamento natural?

  2. Luciana Vendrame 22/06/2012

    Oi, td bem! Tenho todos os sintomas, chega a doer d+, descobri fazendo coração com os dedos e o polegar ñ obedece, em vez de coração fica formato de caixa, e qdo tive bebê o aparelho de medir pressão apertava e o meu braço todo direito parecia ta encolhendo foi horrivel, minha pergunta é: qual e o especialista q cuida desse caso? o q devo fazer? obrigado pela atenção.

  3. Cláudia 26/06/2012

    Olá, estou tendo formigamento e caimbras na mão direto a noite mais ainda, eu já tenho ler, será que é por causa da ler que estou tendo esses formigamentos o que devo fazer?

  4. jose carlos gomes da silva 01/07/2012

    cara estou com esse problema a uns quinze dias ,e esta ficando incomodo como devo agir
    ]sem mais obrigado

  5. marcia 10/07/2012

    Boa tarde!
    Sou Cabeleireira, e tive esses sintomas recentimente:acho que devo estar com essa doença.

  6. francisca 14/07/2012

    boa noite! olha eu estou com esse problema,isso esta me encomodando muito,pois não consigo dormir direito, com as mãos e os dedos dormentes,tenho 46 anos,ja será devido a idade?ou porque trabalhei muito tempo de passadeira,me ensine um remédio para eu dormir melhor,pois não quero operar;bom, espero que não seja preciso.um grande abraço.

  7. Andréia costa 18/07/2012

    Bom dia,,,A uma semana estou sentindo a minha mão formigando o tempo todo até qundo estou dormindo,trabalho de dia em um escritorio e a noite em uma pizzaria,movimento muito as mãos,no computador e na maquina de frios,sera este motivo?Fico na duvida pois ao mesmo tempo começei uma dieta para reeducação alimentar,tem algo a ver com isto?

  8. leide 20/07/2012

    tenho estes sintomas acordo sempre sintindo formigamento nas maos mais eu uso uma pulceira de borracha ai melhora mais como trabalho de houseclener faco usu repetidos das maos ai fica doendo o braco ate o pescoso o que devo fazer para melhorar.

  9. jose guilherme 26/07/2012

    Bom dia!!! Há dias que minha mão esquerda vem apresentando este problema de formigamento progressivo. Eram apenas os três dedos do meio que formigavam, mas já estou sentindo o pulso e formigamento se irradia para o antebraço. Coloco meu braço para baixo para irrigação sanguinea aumentar e apenas qdo levanto melhora. Vou para a academia diariamente e faço trabalho braçal pesado. Já marquei consulta para diagnosticar os sintomas. È problema vascular, já que minha mão tinha problemas vasculares????

  10. elaine 26/07/2012

    q remedio eu devo usar papa este sintomas

  11. Gleice Reis 26/07/2012

    Estou com muito formigamento na mão esquerda, e na mão direita estou uma inflamação.
    Já fiz eletromiografia na esquerda e utrassom na mão direita.Voltei ao ortopedista.
    É para fazer fisioterapia, mas até hoje o Sus não me chamou.
    Trabalho fora e digitano,mas estou sofrendo muito com isso,quese não durmo.
    Estou tomando antiflámatorio,mas nã adianta muito.
    Quero operar com faço.

  12. valeria 01/11/2012

    tambem estou sentindo uma dormencia ,formigamentos,coceiras e as vezes dores que aparecem quando estou dormindo é uma sensação horrivel.

  13. mara 06/11/2012

    sou cabeleleira Deve ser isso sinto muito formigamento a noite

  14. Ivanete 09/11/2012

    Fiz os exames hoje e estou com Sindrome do Tunel do Carpo….Parece que a dor so aumenta a cada dia. Agora e esperar o resultado chegar ate ao medic o pra saber que tratamento vou precisar fazer,

  15. mirela 10/11/2012

    ja fiz o exame e foi confirmado agora estou sentido nos dois braços estou acordado com dor estou desisperado o medico q eu fui desse q era de movimento repetitivo e parei um pouco de fazer unha (sou manicure)agora estou trabalhando numa casa de familia fazendo comida e continua doendo o q sera agora

  16. Katia 21/11/2012

    Todas as noites acordo com dormencia nas duas mão.. tem a sindrome do Ovário policístico / Endometriose … até ja retirei um… você poderia me ajudar ? Ja tem uns 2 meses que venho sentindo isso… obrigada.

  17. angela aparecida mendes. 10/12/2012

    estou com os sintomas faço croche pode ser por isso .se nao buscar tratamento sera que passa.

  18. lucia 10/12/2012

    Tenho este formigamento, tenho lupus e uma doença autoimune.

  19. DORIMAR PERES 13/12/2012

    eu estou muito mal a dois messes estou com formigamento q vai das pontas do dedo da ,maos esquerda ao braço que faço?

  20. Consuelo Lima de Oliveira 11/01/2013

    Tenho esse incômodo. O pior, é que se tornou uma coisa constante; minhas mãos estão constantemente dormentes e formigando, doloridas, especialmente os dedos; acho, pelo que li, é consequência da artrite. Os médicos que tenho consultado, nunca me deram respostas para pelo menos amenizar minha agonia…
    Pergunta : que tipo de especialista devo procurar, que possa me ajudar? um reumatologista, ortopedista….? Quem? Porque, por exemplo, reumatologista já procurei, mas só passam medicações pra aliviar a artrite, e …. bem melhora um pouco, por pouco tempo, então começa tudo outra vez…. Preciso de ajuda. Podem me dar alguma resposta, através do meu email. Obrigada.
    Consuelo Lima de Oliveira

  21. Ivany V. de Almeida 12/01/2013

    Olá, tenho acordado a noite com as mãos formigando e doendo [principalmente a mão direita,e o terceiro dedo] me incomoda tanto, a ponto de ter que sair da cama, e mexer com as mãos, até que comece a melhorar, mas sinto a ponta dos dedos formigarem em outras atividades como ao segurar algo, ou ler um livro [ a dor sobe pelo braço] tenho 49 anos e estou acima do peso, estou ameaçando entrar na meno pausa, não estou praticando.atividade física , a mais de quatro anos ,tenho fibromialgia e alguns problemas na coluna vertebral;escoliose, artrose em dos discos, bico de papagaio e tbm na cervical; bico de papagaio, retificação do osso,e por isso dores frequentes no pescoçoe ombros…. obrigada pela atenção.Feliz ano novo pra vcs.

  22. Mirian 04/02/2013

    eu estou com isso, e doí muito. A noite acordo com dor, e durante o dia também. que medico eu procuro.ortopedista.

  23. Katia 05/02/2013

    Nossa, estou com os mesmos sintomas, só ainda não perdi a sensibilidade… Estou com medo, pois vêm piorando o sintoma e a dormencia na ponta dos dedos….

  24. Larissa Ferreira 08/02/2013

    Tenho sentido formigamento na mão, qual medico devo procurar.

  25. marco 14/02/2013

    tô fudido meu dedo ta doendo !

  26. gabriela 25/02/2013

    eu te
    nho 26 anos e estou sentindo um fomigamento na mao direita sobe ate o ombro piorando a noite

  27. sonia maria carvalho 15/03/2013

    Nossa estou sentindo esta dormencia ou formigamento na ponta dos dedos…vou procurar um médico..

  28. ANNA CAROLINA 16/03/2013

    FIZ UM TRABALHO COM UMA TESOURA E PASSEI MUITO TEMPO SEGURANDOA. MAS DEPOIS QUE SOLTEI A TEZOURA FICOU DORMENTE O MEU POLEGAR. JA FAZ DOIS DIAS. O QUE PODE SER?

  29. ciro magalhaes 06/04/2013

    sinto minhas maos formigando sem para dia e noite
    minha diabete estar controlada e pressao
    o que devo fazer pra para esse formigamento

    att : ciro

  30. bruno 15/05/2013

    To sentindo dormencia nas pontas dos deds da mão direita, justo a mão do acelerador da moto , será que só alongamento resolve ou é necessário obrigatoriamente o uso de medicamento?

  31. Dr. Eduardo Pereira 24/05/2013

    Caro Bruno

    Muitas vezes a vibração da moto pode causar irritação de um nervo que passa no punho, acarretando este formigamento – o alongamento pode ajudar, talvez usar uma tala de punho por uns dias, dar um descanso da moto se possível, mas no caso de persistência dos sintomas consulte um médico ortopedista especialista em Mão.

  32. Camila Costa 20/06/2013

    Oi
    Há alguns dias acordo com a mão direita dormente e formigando, a mão esquerda também adormecida mas sem a sensação de formigamento. O que devo fazer e que medico devo procurar para saber se estou com a Síndrome do Túnel do Carpo.
    Obrigada

  33. Dr. Eduardo Pereira 25/07/2013

    Cara Camila

    Procure um especialista em Cirurgia da Mão

    um abraço

    Dr Eduardo Pereira

  34. Patricia Mattano 07/09/2013

    Nossa,eu também estou com esse problema,meu pulso dói muito as vezes.
    Não tenho mais força nas mãos,e a noite formiga e incha meus dedos,é horrível.
    Ja fui no médico,e ele me disse que pode ser essa doença,mas me aconselhou a procurar um neurologista.
    O que eu faço?

  35. Dr. Eduardo Pereira 19/09/2013

    Cara Patricia,

    Recomendo você procurar um ortopedista especialista em Mão

    Dr Eduardo Pereira

Leave a comment