Ortopedia | Cirurgia da Mão | Medicina Esportiva | Artroscopia

Dr. Eduardo Pereira e Dr. Luciano Pereira

Fratura do Boxer

Publicado 16/06/2012 por Dr. Eduardo Pereira com 4 Comentários

Foi um momento de ‘RAIVA” !!!

Um soco sem pensar…Pode ter sido na cara de alguém, …na parede ..,.na porta ou até na mesa…

Depois vem a dor e o inchaço na mão, misturados com a sensação de arrependimento.

No consultório você pode até inventar outra estória, mas o médico já desconfia…a fratura do colo do quinto metacarpiano é chamada de FRATURA DO BOXER

Ao proferirmos um soco com a mão fechada e sem luvas, o impacto direto da proeminência do 5- dedo sobre uma superfície dura provoca a fratura do 5-  metacarpo.

 

Os músculos que se prendem ao osso por cabos (tendões) não querem saber que o osso está quebrado e continuam trabalhando, cada um puxando o osso para o seu lado. Com isto o 5 dedo costuma apresentar uma deformidade em rotação que só é notada quando flexionamos os dedos.

O tratamento dessas fraturas pode ser conservador, através de uma redução e imobilização gessada, ou nos casos onde a fratura é instável, ou com presença de desvio rotacional o tratamento cirúrgico está indicado para manter a redução dos fragmentos ósseos.

4 Comentários para “Fratura do Boxer”

  1. wallace 20/11/2012

    Fraturei o dedo e o raio X no post que vocês fizeram até parece o meu, risos.
    Enfim, eu fui ao médico e ele puxou meu dedo (dor miserável), até que o osso voltasse para o lugar, e imobilizou com gesso meu braço. Após uma semana tirei o gesso imobilizador e o osso voltou a deslocar/descolar, a dor é suportável, mas tenho medo de perder o movimento do dedo ou que ele fique deformado a ponto de eu não poder mais jogar volei, esporte que exerço a função do levantador. Estou usando uma imobilização caseira de faixa e tomando os remédios receitados. A pergunta é, se eu tirei o gesso antes do período eu poderei perder o movimento do dedo ou ele ficará deformado pela impaciencia? A imobilização caseira ajudará em algo (pelo menos não sinto dor) ?

  2. anderson 09/01/2013

    boa tarde, tive uma fratura no boxer vou ter operar quato tempo esta cirurgia demora e qto tempo para recuperação total do movimento da mão.

  3. Wesley Ramos 11/01/2013

    eu pratico karatê a 6 anos.. e em uma apresentação acabei socando meio que errado com o punho virado e batendo o 5º osso da minha mão.. o ponto de impacto está dolorido e não consigo socar com tanta força como antes.. sera que estar quebrado a junção do osso metacarpo???

  4. Marciano Teixeira Lopes 10/02/2013

    Um teste simples: se o paciente conseguir extensão completa do 5º quirodáctilo e não apresentar desvio rotacional, trate conservadoramente.

Deixe um comentário