Ortopedia | Cirurgia da Mão | Medicina Esportiva | Artroscopia

Dr. Eduardo Pereira e Dr. Luciano Pereira

Artroscopia do Ombro

Posted janeiro 5th, 2012 by Dr. Eduardo Pereira with 30 Comments

      A palavra artroscopia deriva das palavras gregas “artros” (articulação) e a “scopos” (ver).    A artroscopia é uma técnica cirúrgica que utiliza pequenas incisões que permitem ao médico ver e trabalhar dentro do seu ombro. Pode ser utilizado para diagnosticar e tratar grande parte dos problemas do ombro.
Devido a artroscopia ser um procedimento minimamente invasivo, a recuperação é menos dolorosa e mais rápida que a cirurgia aberta convencional.Como funciona a artroscopiaAtravés de uma  pequena incisão uma ótica de 4.0mm de diâmetro acoplada com uma fonte de luz é colocada dentro do ombro, o que permite visibilizar as estruturas internas da articulação através de um monitor. Soro Fisiológico é infundido dentro do ombro para expandir a articulação, o que permite ao médico uma visão clara e espaço para trabalhar.
Por outras incisões, instrumentos cirúrgicos são colocados dentro do ombro para o médico poder reparar as lesões encontradas (músculos, ligamentos, …)        Artroscopia                                                ótica 4,0mmO procedimento

A artroscopia é considerado um procedimento cirúrgico.  São necessários 8 horas de jejum para alimentos e líquidos. Voce pode internar no mesmo dia da cirurgia.
A anestesia geralmente é local (Uma injeção local que anestesia todo o braço) associada com geral. O tempo cirúrgico é variável, sendo em média de 1 a 3 horas.  Após a cirurgia você fica aproxidamente uma hora numa sala de recuperação e depois é encaminhado para o quarto. No ombro é colocado um curativo volumoso devido ele ficar edemaciado pela infusão de soro e o braço é imobilizado com uma tipóia.
A sensibilidade e os movimentos da mão podem ficar alterados depois da cirurgia devido a anestesia, que pode durar de 8-16 horas.  No dia seguinte o curativo é trocado e você recebe alta hospitalar. Depois da cirurgia A artroscopia é apenas uma etapa para fazer com que o seu ombro volte ao normal.  Algumas medidas são essenciais que sejam seguidas para o sucesso da cirurgia
– mantenha a tipóia por tempo integral (inclusive para dormir) até que o seu médico libere a sua utilização – na primeira semana aplique uma bolsa de gelo no ombro 20 minutos 3 x /dia  (coloque uma toalha sobre a pele para não machucar a pele)
– utilize medicações analgésicas prescritas se for necessário
– realize apenas movimentos com o braço operado orientadas pela equipe médica no hospital ou no consultório
– O retorno as suas atividades deve ser feita apenas após liberação da equipe médica (dirigir, esportes, …)                      

30 Responses to “Artroscopia do Ombro”

  1. Marcela 25/06/2012

    Dr. Pereira, meu avó tem 78 anos e morri de dor no braço o dia todo, foi ao médico que disse que ele rompeu o tendão do braço direito, é que não tem oq ser feito, somente fisioterapia, então ele fez a fisio mas de nada adiantou, ele senti muita dor no braço, e estou com dúvidas se nada pode ser feito mesmo, o senhor pode me esclarecer essa dúvida por favor?

  2. Marta 29/06/2012

    Eu fiz essa cirurgia. No inicio foi uma maravilha. Hoje é como se não a tivesse feito.
    É possível fazê-la novamente?

    Marta

  3. agnaldo roberto dos reis 01/07/2012

    Pessoal, fiz duas cirurgias artroscopicas no meu ombro direito e infelizmente não houve cicatrização, sendo colocado 02 pinos, um em cada cirurgia, a principio era uma lesão slap, e o médico me operou, fiz todo o processo de recuperação, usei tipóia, fiz fisioterapiras, tomei analgésicos e voltei a sentir as mesmas dores depois de uns 3 meses e vltei em outro especialista e refiz os exames e estava com re-rotura, ai fiz tuo novamente, cirurgia e tratamento pós cirurgico, só que infelizmente rompeu-se de novo, gostaria de saber se realmente nao existe uma maneira de ficar bom desse ombro, grato.

  4. SÉRGIO 03/07/2012

    Olá! Tenho esse problema há anos mas tenho receio de fazer essa cirurgia, tenho 41 anos a há 20 anos tenho essa lesão. Posso fazer cirurgia com sucesso e praticar atividade física mornal como: natação,box,artes marciais.

  5. celia 06/07/2012

    fiz esta cirurgia em 02/03/2012 fiquei 1mes na tipoia em abril comecei a fisioterapia mais ainda não me sinto bem não consigo levantar o braço estou de inss ate 30/07 mais ainda não estou 100:/ mais foi um sucesso a cirurgia não senti nada grata celia

  6. Dr. Eduardo Pereira 13/07/2012

    Cara Marcela,
    Nos casos de lesões dos tendôes da musculatura que movimentam e estabilizam o ombro (chamados de manguito rotador) é possível costurá-los (isto pode ser feito por artroscopia – cirurgia realizada por furinhos…) . Vai depender da extensão da lesão e do tempo que já ocorreu a lesão, pois com o tempo os tendôes retraem muito e os músculos sofrem atrofia e se transformam em gordura , não sendo possível costurá~los. Nestes casos para melhorar a dor pode estar indicado a colocação de uma prótese.

    Dr Eduardo Pereira

  7. lucas 13/07/2012

    Dr. Eduardo Pereira meu Braço desloca quase frequente mente e gostaria de saber se ainda tem soluçao pois já tenho vários anos que acontece isso e gostaria de saber quanto tempo mais ou menos eia ter que ficar de repouso, pois tenho meu trabalho e sou uma pessoa fundamental então não posso me ausentar por muito tempo tenho 18 ano a primeira vez aconteceu acho que uns 3 anos atras .

  8. Bruno 20/07/2012

    Caro Dr. Eduardo,

    Sofro de uma dor crônica nos ombros, mais o direito que está mais crítico, já fiz inúmeras sessões de fisioterapia, mas nunca se resolve, já tomei muito anti-inflamatório e nada.
    Sempre pratiquei esportes, como vôlei, natação e jiu-jitsu, além da musculação.
    Na última consulta o médico me passou uma ressonância cujo laudo diz:

    Acrônico tipo I de Bigliani;
    Articulação acrômio-clavicular sem alterações;
    Pequeno derrame articular gleno-umeral, associado a pequena quantidade de líquido no recesso subcoracoide e na bainha do tendão da cabeça longa do bíceps, indicativo de sinovite;
    Grupos musculares e tendões visibilizados de morfologia e intensidade de sinal normais;
    Discreto edema na bursa subacrômio-deltoideana;
    Labro glenoide sem alterações;

    Ufa, enfim, diz isso tudo e quando o apresentei ele disse que não tinha nada muito grave e me indicou mais fisioterapia que rechacei na hora. Não aguento mais fisioterapia sem resultado.

    Agora ele pediu p/eu fazer o exame de Artro Ressonância, estou no aguardo do resultado.

    Disse que prefiro uma interveção cirúrgica, uma artroscopia, alguma coisa que resolva de forma eficaz meu problema.

    Essas dores estão me tirando do sério, sempre fui muito ativo e adoro praticar Jiu-Jitsu e estou muito limitado com isso tudo.

    Teria alguma solução para meu caso Dr.?

    Como o encontro?

    Forte abç,
    Bruno

  9. Gabriel 24/07/2012

    Dr. Pereira !

    Vou operar do meu ombro essa semana , após a cirurgia eu vou conseguir exercer minha atividades normalmente como antes ? Malhar , jogar futebol , boxe … Consigo ?

    Abraços!

  10. Ricardo 26/07/2012

    Olá Dr. Eduardo, tudo bom? Gostaría de tirar algumas dúvidas sobre a cirurgia de Ressecção Lateral da Clavícula (à qual fui indicado pelo meu médico após diagnóstico de osteoartrite ac do ombro direito).
    Minha dúvida é que meu médico informou que prefere proceder a cirurgia aberta à artroscopia (disse que não vê vantagens em fazer a artroscopia, relatando como uma das desvantagens o fato de necessitar de anestesia geral enquanto a aberta necessitaria apenas de anestesia local). Informou também que o tempo de recuperação é o mesmo, porém, pesquisando, estou observando em relatos que a artroscopia é um procedimento mais brando, menos invasivo à músculos e nervos, com recuperação mais rápida. Gostaria muito de sua opinião, mediante seus conhecimentos sobre os procedimentos cirúrgicos citados para que me ajudasse a decidir se encaro essa cirurgia aberta.
    (obs.: se puder me responda com cópia para meu e-mail)
    Desde já agradeço sua atenção. Um grande abraço.

  11. DANIEL BRITO JUNIOR 05/11/2012

    Boa noite Dr., atualmente tenho 27 anos, faço tratamento de I.R.C moderada, com 30% de função. Após várias luxações, fui orientado a fazer a artroscopia de ombro. Confesso que estou preocupado, gostaria de receber informações a respeito de possíveis complicações cirúrgicas e como farei o pós operatório sem poder usar e anti inflamatórios. Quais os risco, e gostaria de saber se o melhor no meu caso seria nao fazer a cirurgia.

  12. Djermes André Ferreira Aguilar 08/11/2012

    Olá Dr. Pereira, eu caí uma vez com o braço levantado e houve uma luxação, e depois disso eu perdi a estabilidade do braço, meu ombro se desloca pelo mínimo de esforço que eu faço, tenho 21 anos, a cirurgia pro meu caso é mesmo a artroscopia? Após a cirurgia eu poderei praticar atividades físicas que eu praticava antes tais como o Jiujitsu? A recuperação é de quanto tempo? Se puder me ajudar eu lhe agradeço muito, estou precisando esclarecer essas dúvidas! Obrigado.

  13. Fernando Martins 22/11/2012

    Olá doutor. Estou com artrose no ombro e, depois de fazer fisioterapia e infiltração, as dores continuaram ou até pioraram. Meu médico disse que agora terei que fazer uma cirurgia, que ainda será marcada. Disse que vai raspar o osso onde está a artrose, com 3 furos no ombro. Minha dúvida: Como é feito essa raspagem? Isso é a artroscopia? Minha dor é maior quando estou na academia, malhando peitoral principalmente. Tenho 25 anos. Voltarei a malhar como antes da lesão? Obrigado.

  14. Glória Aparecida Azarias Costa 28/11/2012

    Boa tarde,fiz duas cirurgias abertas e nas duas meu tendão rompeu vou fazer uma artroscopia,será que vai resolver?já que tem 3 anos que estou tratando esse braço aguardo resposta obrigada.

  15. Nelson 23/12/2012

    Dr. tenho 41 anos e fiz luxação no ombro direito… tenho uma vida ativa será que a cirurgia vai ser inevitavel? Ou haverá alguma hipotese de voltar a ter uma vida normal com o meu braço sem necessitar dessa intervenção?

    obrigado

  16. Jose Neto 17/01/2013

    Dr. Eduardo, boa noite. Sinto dores no ombro desde que excedi os exercicios na academia (ha cerca de um ano). Vi que o senhor informou ma duvida da Marcela que dependendo do tempo nqo se pode realizar a artroscopia pelo fato dos tendoes retrairem. L Sei que cada caso é um caso, mas qual é esse periodo geralmente? Tenho tendinite e o medico solicitou uma ultrassonografia para dar o diagnostico na epoca. Muioto obrigado.

  17. Joseanne Mota 31/01/2013

    Fiz esse procedimento e em breve retorno ao trabalho, estou ansiosa. Sou operadora de caixa de supermercado, posso voltar para minhas atividades normais?

  18. Isabelle 18/02/2013

    Olá Dr Eduardo , eu faço um curso de instrumentação cirurgica , e estou fazendo um trabalho sobre uma fratura&luxação , tenho que falar sobre a cirurgia e os materias usados , essa cirurgia no ombro se enquadra no trabalho?

  19. Eduardo 01/03/2013

    Bom dia, gostaria de saber quantos dias depois da cirurgia é permitido andar de moto.
    Obrigado

  20. Edna 02/03/2013

    Dr. Eduardo,
    Boa tarde!
    Estou com tendinopatia e rompimento dos tendões parcial dos 2 braços. O médico me indicou para uma artroscopia.Gostaria de uma 2ª opinião.O que o senhor acha? Já sofro com tendinite há uns 5 anos.
    Obrigada!
    Ps. Sou professora há mais de 21 anos e tenho 47 anos.

  21. FABRICIO 04/03/2013

    Olá, tenho 37 anos, sou praticante de musculação a 15 anos (desdes 10 anos malhando pesado) e a 2 anos comecei a fazer jiu-jitsu, e alguns meses comecei a sentir um desconforto em ambos os ombros, sendo assim, fui ao ortopedista e o mesmo solicitou RM de ambos os ombros, sendo constatado no ombro esquerdo Tendão supraespinhal com lesão/ruptura completa transfixiante notando-se líquido permeio que comunica cavidade articular gleno-umeral com a bursa subacromial-sudeltóidea, a lesão mede nos maiores eixos cerca de 2,4 x 1,8cm (L x Ap), há retração de coto tendíneo remanescente de cerca de 3,5cm de sua inserção distal habitual. Após avaliação da RM meu médico solicitou para que eu operasse o mais breve possivel. No dia-dia não sinto nada, apenas se for malhar pesado ou algum movimento brusco que sinto o desconforto no OE, será que necessito mesmo de cirurgia?
    Agradeço a atenção e parabenizo pelo excelente site.

  22. Dr. Eduardo Pereira 21/03/2013

    Caro Fabricio,

    O mais importante é realizar uma avaliação médica examinando os seus ombros.
    Não tratamos exame de ressonância e sim pacientes…
    No entanto recomendo uma atenção especial pois o tendão com ruptura é o que ajuda a levantar o braço
    Se realmente houver ruptura e não for reparada , é como a manga da camisa que vai desfiando cada vez mais e o músculo começa a perder função e sofre atrofia.

  23. Mari 12/04/2013

    conheço uma pessoa que teve fratura horizontal na cabeça umeral,qual o procedimento para esse caso,ela é uma pessoa diabetica,67 anos
    aguardo um retorno

  24. cicero rosa 10/05/2013

    Boa noite!
    Gostaria de saber de alguém que fez essa cirurgia de ombro através do método artroscópia se foi bem sucedido na recuperação?
    grato!

  25. Dr. Eduardo Pereira 24/05/2013

    Caro Cicero,

    A artroscopia do ombro é um método para realizar cirurgia que pode ser usada para resolver muitos problemas no ombro com bastante sucesso!

    Dr Eduardo Pereira

  26. juliana de aguiar 08/06/2013

    minha filha tem 12 anos, e a 8 meses sofreu uma lesão no judo, des dessa data venho correndo com ela de medico em medico, e nada, ela tem muita dor, e seu ombro se desloca, ele sai do lugar, agora ela fez uma ressonancia e descobrimos que ela tem slap,ela tem dor ate na hora de escrever, não consegui dormir,sem fala que ela ama o judo, e ja não sei o que fazer, sera que a ela vai fica bem ..?

  27. Dr. Eduardo Pereira 25/07/2013

    Cara Juliana

    Se realmente o ombro da sua filha saí do lugar (sofre luxações repetidas) – ela deve ser avaliada sobre a possibilidade de realizar uma cirurgia para estabilização do ombro

    um abraço
    Dr. Eduardo Pereira

  28. REGINALDO SILLVESTRE LOBO 15/10/2013

    Bom dia dr.Eduardo Pereira,tenho 36 anos e desde meus 31 que sofro de luchação de ombro,meu ombro direito dia 20/09/13,deslocou pela oitava (8) ves,fis uma reçonancia magnetca de ombro e estou aguardando o resultado,minha duvida e’ se depois de realizado as cirurgia,vou poder esercer minha profição normalmente,pois sou motorista e realiso movimentos repetitivos dirigindo,e tamb estou preucupado quanto o tempo de recuperação,pois pesquisei em alguns saits e vi q em seis (6) meses apenas se recupera 80% doas movimentos,fiquei preucupado com essa porcentagem,porque estando encostado pelo inss,meu salario ira diminuir bastante,poriço sio’ vou operar se eu não tiver outra auternativa.Por favor doutor,mr ajude com uma orientação,desde ja te agradeço e aguardo seu retorno ancioso.Q DEUS CONTINUE ABENÇOANDO SUA VIDA E A VIDA DE SUA FAMILIA.

  29. lizandro 29/10/2013

    Olá…Fiz uma videoartroscopia para reparo no manguito rotador,no caso foi feito uma sutura,isso foi no dia 13/08/2013,já se passaram 76 dias e uma boa recuperação,sinto algumas dores á noite quando estou dormindo,já me sinto bem,a cirurgia foi muito bem sucedida.

  30. Dr. Eduardo Pereira 01/12/2013

    Caro Reginaldo

    O problema do seu ombro sair várias vezes é que vai causando um desgaste da cartilagem e você terà artrose do ombro. Procure um ortopedista especializado que poderà avaliar o seu caso e a melhor opção cirùrgica.
    Se bem indicada e bem realizada ele permite o retorno ao seu trabalho sem problemas com 03 meses de pòs – operatòrio.

Leave a comment