Ortopedia | Cirurgia da Mão | Medicina Esportiva | Artroscopia

Dr. Eduardo Pereira e Dr. Luciano Pereira

Luxação Acromio-Clavicular

Publicado 03/01/2012 por Dr. Eduardo Pereira com 2 Comentários

A articulação acrômio-clavicular consiste na ligação entre a clavícula e uma proeminência óssea da escápula (omoplata) chamado de acrômio. Ela está situada na região superior do ombro, sendo considerada o ´teto´ do ombro.

        

Essa articulação é estabilizada por dois ligamentos principais chamados de acrômio-claviculares e coraco-claviculares.

A luxação acrômio-clavicular consiste num desvio da extremidade da clavicula em relação ao acromio , sendo que a gravidade é determinado pelo grau da lesão dos ligamentos
            

O mecanismo de lesão é geralmente um trauma sobre a região supero-lateral do ombro. Isso ocorre por uma queda sobre a ponta do ombro com o braço junto ao corpo.

O diagnóstico é feito através do exame clinico do paciente associado com radiografias
      
De acordo com o grau de lesão dos ligamentos , a lux. acrômio-clavicular pode ser dividida basicamente em 3 tipos :
* Grau I – Estiramento do lig.acromio-clavicular (sem ruptura ligamentar)

* Grau II – Ruptura do lig.acromio-clavicular e estiramento do lig.coraco-clavicular

* Grau III – Ruptura dos ligamentos acrômio-clavicular e coracoclavicular

O tratamento no grau I e II é não cirúrgico , sendo feito imobilização com tipóia por 2-3 semanas , aplicação de gelo , medicação anti-inflamatória e fisioterapia

O tratamento no grau III é cirúrgico. Existem diversas técnicas descritas, sendo feito basicamente a redução da articulação (colocação dos ossos no lugar) + fixação com fios metálicos associado com a reconstrução dos ligamenos lesados. Em alguns casos no grau III pode também ser optado pelo tratamento não cirúrgico, principalmente em pacientes idosos, sedentários e com lesão no membro não dominante.
          
No pós-operatório o paciente permanece imobilizado com tipóia pelo período de 6 semanas , quando então são retirados os fios metálicos e inicia-se a fisioterapia para ganho de amplitude de movimento e fortalecimento.  O retorno aos esportes ocorre após 3 meses.

2 Comentários para “Luxação Acromio-Clavicular”

  1. Maria 26/07/2012

    Dear Doctor,In short: I do have Reiter’s Syndrome and both Knee cartilage are gone. eaton by the ieonctifn.My Dokter in te Netherland s Prof.DR Guus Schardijn.kastelenstraat 2-Amsterdam.However the past two years I avnt be back there as I do live in Indonesia,The question is can my knee cartialage ereplced.I am 81.An optionfor total replacement of the knees I do not wish,as I do know that One made already big discoveries in treatments.With kindest regards,Capt.R.W.de Jong

  2. Márcio Antônio Muniz 15/12/2012

    Muito obrigado por todas as informações, parece até que vocês me viram cair em cima do ombro; Eu não tive fratura mas já se faz 15 dias e a dor é intensa , uso constantemente cremes ant-inflamatório, cataflan, gelol, pomada de cavalo, doutorzinho, arnica com outras ervas , e varias orações em resadeiras mas continuo sofrendo e tomendo ant-inflamatórios mais de 30 comprimidos . Será que é o tempo que ditará a cura.
    Irei seguir os seus passos estudando o que vocês publicaram, em busca de minha cura. NO mais muito obrigado pelos esclarecimento. Fiquem todos com o Divino DEUS das lúzes.

Deixe um comentário