Ortopedia | Cirurgia da Mão | Medicina Esportiva | Artroscopia

Dr. Eduardo Pereira e Dr. Luciano Pereira

Tendinite Calcárea

Publicado 03/01/2012 por Dr. Eduardo Pereira com 0 Comentários

Consiste na deposição da cálcio dentro de tendões que envolvem o ombro , sendo o mais comum o tendão do musculo supra-espinhal

É uma causa comum de dor no ombro , sendo caracterizado por periodos de Latencia alternados por crises de dor intensa com grande dificuldade para mobilizar o ombro.  Ocorre com maior frequencia na faixa etária entre 30 e 50 anos e atinge 70% das vezes o sexo feminino
O exame do paciente associado com radiografias simples permite a realização do diagnóstico.

No periodo de crise de dor o paciente é tratado com medicação anti-inflamatória , imobilização do ombro em uma tipóia , infiltração local , aplicação de gelo e fisioterapia analgésica.

           

Alguns pacientes após o período de crise permanecem com uma dor residual , principalmente nos movimentos para elevar o braço .  Isso geralmente ocorre nos casos de depósitos volumosos de cálcio devido um “bloqueio mecânico” da articulação.
O tratamento cirúrgico é indicado nos pacientes que apresentam crises graves de dor de repetição e naqueles pacientes que permanecem com uma dor residual após a crise e que não melhora com tratamento de fisioterapia e medicação.
Na cirurgia é feito a retirada da calcificação através do procedimento de artroscopia.

Deixe um comentário