Você sente dor no calcanhar ao acordar pela manhã e dar os primeiros passos? Chega a ir mancando até o banheiro?  Ou o seu calcanhar dói após correr ou jogar tênis?
No passado, isto era chamado de “esporão” do calcâneo, pois, na radiografia observava-se um“ bico de osso”. Na verdade, sabe-se que isto não é a causa da dor.
A dor é causada pela inflamação de uma estrutura fibrosa, chamada de fáscia plantar, localizada na sola do pé, que conecta o calcanhar aos dedos, com função de suportar o arco plantar e absorver o impacto.

Se a tensão nesta corda for muito grande, isto pode acarretar pequenas lesões onde ela se origina no osso do calcanhar. A inflamação desta camada do pé (fasceíte plantar) pode apresentar-se como sensação de “facada” ou queimação na sola do calcanhar e geralmente piora pela manhã em razão da contração da fáscia plantar durante á noite. Em geral, após alguns passos a dor melhora, retornando quando permanecemos muito tempo sentados e vamos levantar.

CAUSAS MAIS COMUNS
• Impacto: corrida, dança, aeróbica
• Tipo de treinamento: aumento da intensidade dos treinos, treino em superfície muito dura, caminhar na areia da praia.
• Compressão do nervo tibial
• Trauma: ruptura da  fáscia plantar, contusão (pisar em uma pedra)
• Doenças reumáticas
• Diabetes
• Fratura de stress

FATORES PREDISPONENTES
• Fatores anatômicos: pé plano (“chato”), pé cavo e pé pronado; diferença no comprimento das pernas, deformidade rotacional.
• Encurtamento da musculatura posterior da perna ou da fáscia plantar
• Obesidade: o sobrepeso sobrecarrega o calcanhar
• Faixa etária: com o passar dos anos a fáscia plantar vai sofrendo uma degeneração do colágeno e perde a capacidade elástica, sofrendo pequenas rupturas. Além disso, a camada de gordura sob a fáscia plantar vai sofrendo atrofia e perde espessura e capacidade de absorver o choque.
• Calçado impróprio: uso de sapato baixo, solado gasto ou muito rígido, sapato folgado ou ausência de suporte do arco do pé.
• Fator ocupacional: pessoa que permanece a maior parte do tempo em pé, apoiado em superfície rígida. (professor, garçom)

TRATAMENTO
• Repouso. Evite longos períodos em pé.
• Mudança de atividade física para evitar impacto. (Natação ou bicicleta oK)
• Medicação para a dor
• Gelo (você pode usar uma garrafinha de água congelada)
• Não ande descalço em superfície dura (especialmente ao sair da cama)
• Mantenha o peso adequado

• uso de palmilha
• troque o seu tênis gasto
• Alongue a fáscia plantar e a musculatura da perna antes e depois dos exercícios e antes de sair da cama
• Massagem no local com bolinha de tênis
• Fisioterapia para analgesia, alongamento e fortalecimento

No caso de dor persistente, temos a opção de utilizar uma espécie de órtese noturna para evitar  que o pé fique caído e encurte a fáscia.
Casos mais resistentes podem necessitar de uma infiltração ou até de tratamento cirúrgico.
Ignorar este problema pode tornar o caso crônico e acarretar dores em outros lugares como joelho, quadril e coluna.

11 thoughts on “Dor no Calcanhar”

  1. Descobri que tenho este problema e comecei a seguir as orientações acima.

  2. Estou sentindo todos estes sintomas vou tomar providência pois sinto muitas dores

  3. eu quando acordo não consigo nem colocar os pes no chão, depois vaoi melhorando , so que eu trabalho sentada, depois o pe começa a doer denovo o joelho queria um remedio para melhor isso

  4. Há mais ou menos 02 anos venho sentindo esses sintomas que os medícos desconheciam,e não tinha um diagnostico correto,uns disseram que era um possível reumatismo,outros disseram que é reumatismo,e teve aqueles que não me deram um díagnostico,tomei varíos medicamentos,com pouca melhora,agora com essa matéria tirei todas as minhas duvidas.obrigada

  5. No dia 17 de dezembro usei um sapato novo que machucou muito meu pé, a ponto de eu ter que ir ao ortopedista, que disse que eu tenho esporão. Me lembro de ter isso na infância, mas não me incomodava há tempo. Fiz fisioterapia (ionização) e banho gelado por um tempo – não melhorou nada! Nas duas últimas semanas tenho feito banho quente em casa e a dor finalmente tem melhorado, com excessão de hoje: meu calcanhar começou a doer muito de repente. Uma dor aguda no osso do calcanhar, não uma dor de inflamação. E não pára! Dói muito… aí para por uns 2 minutos e volta a doer doer doer!!!
    Nossa! Eu nunca imaginei que do nada eu ia ganhar um problema crônico desse! :p
    Amanhã vou ao ortopedista de novo!

  6. Prezados, trato este problema com uma técnica chamada Kinesio tapping com ótimos resultados, sendo rápido e muito eficaz.
    Estou a disposição para ajudar.

  7. lendo este comentario descobri que tenho este poblema,dores no calcanha costante e quando levanto para ir ao banheiro parece que eu vou cair com choque que da no pe e fico mancando com tanta dor .e fora isso estou acima do peso.

  8. Estou com esse problema no momento, e estas dicas foram de grande ajuda, muito
    obrigada.

  9. sinto muita dor no calcanhar pela manhã e com estas dicas vou tomar providências 🙂

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